Plugmetal Magazine

Pesquisar
Pesquisar pelo termo exato
Pesquisar por título
Pesquisar pelo conteúdo
Pesquisar por trechos
Filtrar por postagem
Posts
Conteúdo do dia:

Entrevista com a banda Lyria

Boa tarde a todos do Lyria!
Obrigado pela entrevista nesta primeira parte falaremos sobre a história da banda.

A: Olá, boa tarde! Obrigada.

1- Quando vocês tiveram a ideia de se juntar para tocar Metal Sinfônico?

A: Sempre tive vontade de ter banda e viver de música então em 2012 fundei o Lyria. O Thiago Zig (baixo) veio em 2013, o Rod Wolf (guitarra) no fim de 2015 e o Thiago Mateu (bateria) neste ano. Não necessariamente nos juntamos para tocar esse estilo, mas para fazer músicas que gostássemos e que contemplassem a minha voz.

Plugmetal Magazine: Realmente  uma história emocionante.

2- Quais são as maiores influências da banda?

A: Temos influências diversas: música celta, pop, thrash metal, metal sinfônico, etc. Cada um tem as suas próprias, mas posso citar Evanescence, Nightwish, Disturbed, Lacuna Coil, Epica, Creed dentre outras bandas.

Plugmetal Magazine: Estas são boas influências sem sombra de dúvidas, delas destaco Nigthwish, Lacuna Coil, Epica e Creed, essas fazem parte de minha playlist pessoal.

3-  Como geralmente ocorre o processo de produção de um álbum?

A: O processo de composição é tipo um caldeirão no qual misturamos tudo e sai uma música do Lyria, hahaha. Muitas partem de melodias que faço, outras começam com um riff do Rod ou com o Zig. Normalmente as letras vem depois, mas isso depende muito. Daí com tudo pronto, vamos ao estúdio do Celo Olivera, nosso produtor musical, e lá fazemos as gravações.

Plugmetal Magazine: Uma boa forma de produção de um álbum, não difere muito do processo de outras bandas que entrevistamos.

Aline Happ vocalista
Fotografada por: Roberta Guido

4- O Lyria é uma banda carioca, o estado do Rio já nos legou grandes nomes ao metal nacional como o Black Rain por exemplo, apesar disso quando se pensa em Rio de Janeiro boa parte das pessoas pensam logo em funk, samba, neste contexto descrevam como é tocar metal na cidade maravilhosa. Acredito que o maior público de vocês seja o estrangeiro rsrsrs (risos).

A: É algo diferente, hahaha. De fato, temos muitos fãs no exterior, principalmente EUA e Europa, mas o nosso público no Brasil também tem crescido bastante e está atingindo grande números. O Rio é uma cidade especial com uma grande variedade cultural. Felizmente, nossa base de fãs vem aumentando bastante na cidade, inclusive entre pessoas que não conheciam esse estilo de música.

Plugmetal Magazine: Isso é realmente maravilhoso!

5- Ao escutar o som da banda algo que nos explode aos ouvidos é a parte técnica que claramente foi muito bem desenvolvida; como ocorre esse processo?

A: Obrigada. Na verdade, é algo bastante natural, temos uma boa química para compor juntos e cada um ajuda ao outro a refinar todos os detalhes. Estamos sempre ensaiando juntos, o que ajuda bastante também.

Plugmetal Magazine: Interessante o processo de desenvolvimento da parte técnica! Sei que os fãs de plugmetal.com esperariam comentários mais enxutos de minha parte, mais realmente estou sem ideias hoje, e olha que nem bebi hahahaha ( risos).

6- Quem cuida da parte lírica da banda, digo quem escreve as letras?

A: Eu sou a responsável pelas letras. Meu marido também escreve comigo.

Plugmetal Magazine: Realmente interessante essa união na vida amorosa e artística.

7- Conte aos seus fãs uma história engraçada que já aconteceu com vocês durante, ou, no caminho de um show.

A: Bom, é difícil escolher uma história… Acho que podemos lembrar de quando o “Xandria abriu pra o Lyria” hehe. Nós íamos tocar junto com o Xandria no Rio de Janeiro, mas devido a alguns fatores o Xandria acabou subindo ao palco antes da gente. Foi um pouco diferente para o público, que não estava esperando por isso. Mesmo assim, o público estava muito empolgado e o show foi um sucesso.

Plugmetal Magazine: Essa informação realmente me surpreendeu, pois, não sabia desta curiosidade, o Xandria  faz parte de minha Playlist pessoal.

8- Quais atividades o Lyria tem realizado no momento atual?

A: Estamos divulgando nosso álbum Immersion com uma turnê no Brasil. Também lançamos um clipe para Hard to Believe e em breve teremos mais clipes do álbum.

Plugmetal Magazine: Este clipe de Hard to Believe está realmente fantástico, toda a harmonização, a estruturação, parte técnica ficaram incríveis.

9- Queremos conhecer um pouco mais sobre os membros atuais da banda, comentem brevemente sobre cada um e sua trajetória.

A: Na verdade todos nós começamos a tocar ainda adolescentes e tivemos diferentes bandas. Eu só tive bandas de metal sinfônico, mas o pessoal já tocou outros estilos como metal progressivo e rock. Hoje em dia, além da banda o Thiago Mateu é professor de bateria e tem seu próprio estúdio; ele e o Zig também fazem shows com uma banda cover. O Rod também voltou a dar aulas de violão e eu tenho minha coleção de acessórios e itens para casa, além de modelar.

10- Como vocês avaliam a receptividade do povo brasileiro com a música metal?

A: Em geral, quando o pessoal ouve a palavra “metal” no Brasil, eles associam à barulho. Acho que a maioria não conhece muito bem o estilo e, como não é tão popular na mídia brasileira, acaba tendo preconceito. Temos muitos fãs que quando ouviram nossa música quebraram um pouco deste estereótipo acabaram gostando do metal.

Plugmetal Magazine: Isto acaba acontecendo muito infelizmente e alguns fanáticos religiosos acabam por piorar esta situação.

11- Citarei dez clássicos do Metal Sinfônico nos diga se alguns deles fazem parte de sua influência músical e, se sim, o que representam na sua vida.

1) Epica – ” Cry for the moon”
2) Blind Guardian  – “Nightfall in Middle-Earth “
3) Haggard – “Awaking the Centuries”
4) Symphony X – “V: The New Mythology Suite”
5)After Forever – “Decipher”
6) Blind Guardian – “Nightfall in Middle-Earth “
7) Kamelot – ” The Black Halo”
8) After Forever – ” Decipher”
9)Within Temptation –  “The Silent Force”
10) Therion – “Secret of the Runes “

A: Dentre esses clássicos, eu diria que a maioria teve alguma influência musical, principalmente a do After Forever, Epica, Within Temptation e Blind Guardian. Apesar de que, se eu tivesse que citar referências destas bandas, não seriam exatamente estas. Poderia dizer que algumas representam diferentes fases da minha vida, mas todas conversam entre si.

(OBSERVAÇÃO: tem referências repetidas na lista – Nightfall in Middle-Earth e Decipher, e a maioria é álbum, mas a do Epica é música do The Phantom Agony.)

Plugmetal Magazine: Quando citamos referências indefere ser álbum ou apenas uma música, indiscriminamos isto, quanto as repetições realmente um erro bobo na hora de embaralhar as referências, pois, utilizamos as mesmas em outra ocasião, quando isto ocorre embaralhamos as ordens para não ficar idêntico, e nesse processo houve um erro que passou desapercebido, pedimos desculpas.

12- Recentemente o Lyria esteve compartilhando acerca da Feira Medieval que acontecerá no Rio de Janeiro, vocês irão tocar lá?

A: Na verdade, estaremos no formato acústico comigo e o Rod (violão). Tocaremos músicas dos nossos dois álbums e também teremos um stand com produtos do Lyria e da minha coleção de acessórios Aline Happ. O evento vai ser bem legal e espero todos lá no dia 08/07 na Quinta da Boa Vista! =)

Plugmetal Magazine: Estarei presente neste evento, será uma honra escutar ao vivo as músicas do Lyria.

13-  E falando em tocar existe alguma previsão do Lyria tocando na Europa?

A: Sim. Porém, no momento estamos focando nos shows no Brasil e para suprir essa lacuna, temos os shows online com venda de ingressos para o mundo todo. A ideia é levar a Immersion Tour para a Europa também a partir do ano que vem.

Plugmetal Magazine: Excelente notícia.

Novamente agradeço pela entrevista e deixo este espaço aberto para que vocês deixem um recadinho especial ao público.

A: Obrigada pela entrevista! Para quem ainda não conhece o Lyria, convido a nos conhecer melhor no Youtube e nas redes sociais como Facebook e Instagram. Não esqueçam de curtir e seguir a gente para poderem acompanhar as novidades.

Estamos nas principais plataformas digitais de streaming (Spotify, Deezer, Apple Music, etc.) e de distribuição digital como iTunes, Google Play e Amazon. Temos também CDs autografados, camisas e muito mais na nossa loja virtual desenvolvida especialmente para o Brasil.

Um grande abraço para nossos fãs, nosso Lyria Army! 

Aline Happ Vocalista / Fotografada por: Roberta Guido
Promo do Álbum Immersion: Produzido, mixado e masterizado por Celo Oliveira
Promo do Álbum Immersion: Produzido, mixado e masterizado por Celo Oliveira
Foto do Clipe Hard to Believe: CS Music Videos – Vinicius Hozara
Foto do Clipe Hard to Believe: CS Music Videos – Vinicius Hozara

Entrevista realizada por: Wagner Barbosa

Siga a Banda: Site Oficial | Facebook | Youtube | Instagram

 

 

Por favor compartilhe:
  • 229
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •